29.3.08

Sua evolução

Desde que o Sr. Reard apresentasse o bikini (e outros precursores não mencionados aqui e também com engenhosas propostas para a época) até o dia de hoje, esta prenda experimentou uma imparável e sempre extraordinária evolução, pois sendo sempre o mesmo é sempre diferente.


É justo dizer que não tivesse sido possível tão rápida seu integração na sociedade de não ter sido promocional pelas grandes estrelas do cinema que triunfavam na década dos cinqüenta, sessenta e setenta. O auge chegou nos cinqüenta personalizado primeiramente pelas adolescentes Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, às posteriormente seguiram outras divas .... a Williams, a Welch, a Loren, a Mansfield, a Andress etc. etc.


A progressiva emancipação feminina na década dos sessenta, acompanhada pela grande influência que tênia o cinema na sociedade, foram motivos definitórios no progresso desta prenda, motivou mudanças de costumes e vencido complexos.


A partir dos oitenta é usado pelas mulheres de médio mundo e constitui uma prenda essencial em seu roupeiro, a maioria possui não menos de cinco peças em seu armário ( as jovens mas de sete), atualizando todos os anos este fundo de acordo com as tendências e gostos pessoais.


Um conceito muito vigente nesta prenda (seguindo o brocardo de Mies van der Rohe) “menos é mais”, o bikini evolui sem parar em extraordinárias formas, padronagens, tecidos, complementos etc. sendo esta uma prenda feita para desaparecer. Ante o umbigo que centra a silhueta da mulher, somente um fetichista dos materiais se fixa na tela ou em qualquer bordado ou aplicação.


A prenda mais icónica da sedução feminina , é bem mais do que um par de minúsculas peças de tela elástica, também não se trata só de uma prenda de roupa para mostrar a pele e desfrutar a praia, não, converteu-se num símbolo de expressão feminina, realmente um símbolo emblemático de liberdade. Transformou-se em sinônimo de moda sensual, ousada, colorida, sensual e, sobretudo, livre.


Alguém apontou que o bikini deve ser considerado a maior metáfora de liberdade do século 20.



O bikini (em general a moda balnear/praia) cresce muito rapidamente no mundo através da indústria brasileira que pensa e trabalha para isso. Ninguém melhor do que os brasileiros para desenhar e produzir as coleções mais bonitas e variadas do mundo. Um pequeno exército de criadores põem a diário gênio e dedicação ao serviço de uma tendência que favorece a sensualidade feminina.


A variada gama de propostas que se apresentam todos os anos na passarela de Rio ou Sao Paulo, coincidem basicamente no divertido, o desenfadado, típico dos habitantes de Brasil. Cores vibrantes, modelos audazes e uma infinidade de peças para combinar fazem das propostas brasileiras lista definitiva para os consumidores de moda de todos os mercados.


Brasil, crio eu, é hoje em dia o exportador maior de bikinis (em geral moda de praia e complementos) do mundo. Assinaturas como Poko Pano, Vix, Rosa Chá, Cia. Marítima, Água Doze, Blue Man, Movimento.... entre outras muitas, foram as encarregadas de consolidar este posto na neste setor da moda industrial mundial.

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